Sebrae – Auditório Sede
R. Vergueiro, 1117 – Liberdade – SP
Escritório Regional Capital Centro
R. 24 de maio, 32 – República – SP
Programação completa
Auditório Sebrae
Rua Vergueiro, 1117 – 1° andar
1° andar Auditório Sebrae
Diversidade e Inclusão – Uma agenda focada na Governança
com
De vendedora de salgados aos conselhos de administração, Jandaraci Araujo é Conselheira Independente de Administração e Fiscal no Instituto Inhotim, FutureCarbon, Kunumi S.A, Vale. É co-fundadora do Conselheiras 101, programa que visa a inclusão de mulheres negras e indígenas em conselhos de administração. Com atuação no mercado financeiro com especialidade na área de sustentabilidade, foi Subsecretária Empreendedorismo Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo e Diretora Executiva do Banco do Povo Paulista. Recebeu o Prêmio Destaque do Ano em 2022 pelo IBEF -SP (Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças), recentemente foi reconhecida como Top Voice Linkedin na pauta de Equidade de Gênero e ESG. É professora de Finanças Corporativas e escritora, lançou 3 livros em co-autoria – Mulheres nos Conselhos, Mulheres nas Finanças, Mentores e suas Histórias. Em 2021 recebeu o Prêmio Líderes do Brasil, pelo Lide Global. É TedSpeaker – sua palestra no TEdx SP já tem mais de 8 mil visualizações.
Ministério dos Direitos Humanos – Luiz Gustavo Lo-Buono / Compromissos das Empresas com Direitos Humanos – Fórum de Empresas LGBTI+ – Reinaldo Bulgarelli
com
Coordenador-Geral de Direitos Humanos e Empresas – Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, sócio-diretor da Txai
Coordenador-Geral de Direitos Humanos e Empresas – Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
Luiz Gustavo Lo-Buono é um homem cis, negro pardo, gay e mineiro de Belo Horizonte.
Atualmente, é Coordenador-Geral de Direitos Humanos e Empresas, no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, unidade responsável pela agenda de promoção e defesa dos direitos humanos no âmbito empresarial.
É fundador e ex-diretor executivo da Pulsos, consultoria de Diversidade, e Inclusão para empresas com foco em inclusão racial, com clientes como Meta, Ambev, Johnson & Johnson, Nestlé e Bayer. Atuou, também, como diretor executivo da iO Diversidade, consultoria de diversidade, equidade e inclusão.
Ex-diretor de marketing para a América Central pela Red Bull, onde atuou por 12 anos, ex-gerente de Branding na Sympla e ex-Head de Operações e Treinamento no THE GRID, tendo executado projetos em gestão de pessoas para Coca-Cola, Ambev e FLAGCX, dentre outros.
Também atuou como professor do curso de Liderança de Pessoas na Escola Conquer, tendo treinado empresas como L’Oréal, Nestlé, KPMG, Pic-Pay e Magazine Luiza.
Pós-graduado em Diversidade e Inclusão nas Organizações pelo Instituto Ânima, em Neurociências e Psicologia Aplicada pelo Mackenzie-SP e em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC-MG. Formado em Comunicação Social e Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, sócio-diretor da Txai
Reinaldo Bulgarelli é Secretário Executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, autor do livro “Diversos Somos Todos – valorização, promoção e gestão da diversidade nas organizações”, editora ABERJE, 2023, 2a edição, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República.
Comitê de Diversidade do Sebrae Nacional
com
Sebrae Nacional
Sebrae Nacional
Jeniffer Ribeiro da Silva e Silva, natural do Rio de Janeiro, é uma profissional apaixonada por transformar vidas através do seu trabalho. Graduada em administração pela Universidade de Brasília, atualmente cursa pós-graduação em Gestão de Diversidade e Inclusão na PUC Minas. Foi trainee do Sebrae Nacional no último processo seletivo de 2022 e agora é analista na Unidade de Gestão de Pessoas. Ela representa o Grupo de Trabalho 4 no Comitê ESG, gerenciando parcerias estratégicas para a organização.
Ampliando olhar através da diversidade nas artes
com
Fernando Kimura, formado em administração em empresas com ênfase em Marketing pela Anhembi Morumbi, especialização em marketing digital pela ESPM e Neuromarketing pela UBA (Universidad de Buenos Aires), e Qualidade em Serviços pelo Disney Institute – Orlando – USA.
Atuou no marketing para pequenas e médias empresas da Microsoft Brasil, e no marketing da Oracle para a América Latina.
Atualmente foca em estudos e análises em espaços de arte e exposições, na busca de um olhar para a linguagem e as discussões contemporâneas.
Negócios que impactam o mundo – 2030 Estúdio
com
Rogério Oliveira é palestrante Internacional, colunista, mentor de empreendedores, especialista nos temas Felicidade no Trabalho, Inovação Social e Cidade para Pessoas. Fundou em sociedade com o Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, a Yunus Negócios Sociais Brasil. Empreendeu também a Pipoca.Co, maior plataforma de curadoria, conteúdo e festivais de rua no país e o Memorial Inumeráveis para que as vítimas da covid-19 não virassem apenas números.
É mentor internacional em programas globais de empreendedorismo como na Singularity University, no Vale do Silício, focados em soluções para os grandes desafios da humanidade. Curador da Harvard Business Week Brazil, escreve artigos para a Época Negócios, Folha de São Paulo, Pequenas Empresas Grandes Negócios. Já palestrou em centenas de empresas e conferências como SXSW, Wired e Singularity University Global Summit.
Show palestra Eficientes Físicos
com
Lucas Andrade é multi-atleta com vários títulos nacionais e internacionais, fundador do projeto Iron Leg e palestrante. Além disso, desenvolveu o talento para a música e atua com guitarrista em uma das bandas de pop-rock mais aclamadas de sua cidade.
Vallério Wiz é um artista multimídia com centenas de eventos em multinacionais no decorrer de 25 anos. Recebeu o Prêmio Qualidade Brasil na categoria Humor inteligente e foi a personalidade nacional com mais entrevistas no Programa Jô Soares. São oito entrevistas dadas e todas foram reprisadas nas edições dos melhores momentos do programa.
Escritório Regional Capital Centro
R. 24 de maio, 32 – República – SP
Sala 1 – Somente presencial Pessoas com Deficiência
Capacitando Profissionais com Deficiência para o futuro do trabalho
com
IOS – Instituto da Oportunidade Social
IOS – Instituto da Oportunidade Social
Salomão Cunha Lima é Consultor de Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIP) e Head de Relações Institucionais do IOS – Instituto da Oportunidade Social.
Com mais de 10 anos atuando com o tema no Brasil, liderou a implementação do programa global de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da TOTVS; fundador do GAMES Diversidade; foi líder de parcerias do Comitê de Diversidade e Inclusão da ABPRH; líder do Grupo de Trabalho em Diversidade e Inclusão da Brasscom; e líder do Grupo de capacitação em Direitos Humanos pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
MBA em Relações Internacionais pela FGV, com certificações em Liderança LGBTI+ por Stanford University e Queen’s University, e em Liderança Política e Políticas Públicas pela George Washington University.
Premiado como Protagonista do Movimento Brasil País Digital (2023), bem como pela Câmara dos Vereadores e Assembleia Legislativa de São Paulo por atuar no combate à LGBTfobia. Foi finalista do Prêmio ODS da ONU como “Jovem Profissional Pioneiro” em 2019.
Coautor dos livros “Diversidade e Inclusão e suas dimensões” (Literare Books, São Paulo, 2022) e “Gestão Humanizada de Pessoas – construindo as empresas do futuro” (Editora Leader, São Paulo, 2020).
Construindo um novo olhar sobre o nanismo
com
INN – Inst. Nacional De Nanismo
INN – Inst. Nacional De Nanismo
Fernanda Fonseca é mineira, veio para São Paulo em 2013. Médica, atuou na linha de frente da COVID 19 durante todo o período. Em 2019 conheceu o Nanismo Brasil através de uma amiga e, logo depois se integrou ao movimento liderando a equipe de Saúde. Em agosto deste ano recebeu o convite de Fernando Vigui para liderar o Nanismo Brasil ao seu lado. Fernanda possui o tipo mais comum do nanismo, a acondroplasia.
Superação e Empregabilidade: Um Olhar Sobre o Instituto Som dá Vida
com
Instituto Som dá Vida
Instituto Som dá Vida
Robson Costa, empreendedor e fundador do Instituto Som dá Vida, é um defensor da inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Com vasta experiência em Gestão de Projetos e Marketing, possui formação em Administração e mestrado em Comunicação e Semiótica. Atualmente, Doutorando em Engenharia Nuclear, concentra suas pesquisas em Gestão de Conhecimento em Energia Nuclear e Nanotecnologia. Utiliza ferramentas como “R” e VosViewer em suas análises. Sua atuação se estende por áreas como comunicação, administração, financeiro, investimentos, gestão pública e educação, sempre visando contribuir para uma sociedade mais inclusiva.
Neurodiversidade nas Organizações: a especialidade da Specialisterne
com
Specialisterne
Specialisterne
Marcelo Vitoriano é psicólogo, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental, pelo IPQ da USP. Atualmente é CEO da Specialisterne Brasil, que atua na inclusão profissional de pessoas autistas. Membro do Board Advisor da Parças Developer School. Foi head de diversidade e Inclusão da Sodexo. Co-autor do Livro Diversidade e Inclusão e suas Dimensões. É articulista da Revista Autimo.
Sala 2 – Somente presencial Mulheres
Colo que acolhe – o cuidado da mãe de criança que nasce com deficiência
com
Instituto Empathiae
Instituto Empathiae
Mônica Xavier é fundadora do Instituto Empathiae, sou apaixonada por projetos de transformação social, principalmente aqueles relacionados à inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade física e/ou emocional e pelo acolhimento de suas famílias. Trabalho como educadora social desde que me lembro por gente. Casada e mãe de três filhos já adultos, passei por momentos muito difíceis durante as internações dos meus filhos que nasceram prematuros nas UTIs neonatal e pediátrica 35 anos atrás. Momentos de dúvidas, de medo do futuro e até mesmo do presente. Momentos de solidão mesmo estando muito bem acompanhada. O desconhecido nos apavora, mas descobri que isso é parte da vida. O tempo passou e, depois de muito tempo, eu conheci um bebê que nasceu com síndrome de Down. Quando a vi pela primeira vez, no colo daquela mãe que tinha o olhar’ perdido e o semblante triste, minha cabeça deu um nó e eu só consegui pensar nessa mãe: como será que ela está? O que será que está passando por sua cabeça? Como será que o casal está dando conta dessa situação? Toda a minha solidão, a minha insegurança, os meus medos e a falta de informação de anos atrás voltaram a me assombrar, e eu não conseguia pensar em mais nada a não ser em um turbilhão de perguntas. Quem vai cuidar dessa mãe? Eu sabia que o bebê estava bem, mas quem cuidaria dessa mãe já que ninguém havia cuidado de mim lá atrás? Será que alguém iria ouvi-la e validar suas emoções, não importando quão sombrias pudessem ser naquela hora? Quem teria a coragem de dizer a ela que tudo bem chorar e questionar o Universo por ter dado a ela o bebê que ela jamais esperou ter? Alguém a olharia bem no fundo dos seus olhos e diria que sim, que ficaria tudo bem? Alguém teria a ousadia de garantir a essa mulher que há esperança de futuro e muitos outros sonhos para sonhar? Fui estudar, cursei “Especialização em Síndrome de Down” pelo CEPEC, SP – turma de 2014 e “Atualização para o cuidado da Síndrome de Down” pela Escola de educação permanente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tenho acreditação do Massachusetts Down Syndrome Congress para replicar o programa de acolhimento familiar no Brasil. Trabalho divulgando a importância do cuidado e do acolhimento da mãe do bebê inesperado, implantando grupos de voluntários para o acolhimento voltado exclusivamente para a mãe e a família do bebê que nasce com deficiência.
A Estação da Luz como território de partilha: Museu e Mulheres em situação de prostituição
com
Museu da Língua Portuguesa
Museu da Língua Portuguesa
Evelyn Ariane Lauro Técnica em Museologia (ETC-SP), bacharel em Turismo (FAENAC) e História (UNIFESP), especialista em Direitos Humanos (UFABC) e mestra em Estudos Culturais (USP). Atua na museologia desde 2006, passando pelas áreas de educação, pesquisa, documentação, produção de exposição . Hoje é articuladora social no Museu da Língua Portuguesa – área dedicada à inclusão e acesso e à criação de vínculos entre a instituição e o território que habita. Em paralelo, atuou em movimentos sociais relacionados aos direitos humanos nos campos da educação popular, dos direitos LGBTQI+ e da redução de danos quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Moradora do Bom Retiro.
Gorda não é palavrão: Como ser feliz gostando do seu corpo como ele é
com
A Fluvia Lacerda é uma modelo plus size pioneira, que desafia estereótipos e redefine padrões de beleza na indústria da moda há 20 anos. Trabalhou com marcas como Eudora, Wella, Arezzo, Target, Walmart e FashionNova, fez editoriais em prestigiadas publicações como Vogue Itália, Marie Claire, Elle e Glamour, além de ter sido capa das revistas Trip, Manequim e Playboy – onde foi a primeira plus size capa da publicação em todo o mundo.
Preocupada em impactar positivamente a comunidade compartilhando suas experiências, a criadora realiza consultorias e palestras sobre todos estes temas.
Em 2017, lançou o livro “Gorda não é palavrão: Como ser feliz gostando do seu corpo como ele é”. Na TV, está à frente do programa “Beleza GG”, no canal E!.
Desafios de gênero e interseccionalidade no ambiente corporativo
com
Accenture
Accenture
Ana Flavia Bezerra, mulher cis preta e lésbica, casada e madrasta. Senior Manager na Accenture Brasil com mais de 20 anos de experiência no mercado de Telecom e account lead de contratos de operações com uma grande empresa de telecom brasileira. Participante ativa dos grupos de afinidade da Accenture, especialmente da comunidade LGBTQIA+ (Pride) e Raça/Etnia (Color Brave). Apaixonada por música, por viajar e conhecer novas culturas e novas histórias.
Sala 3 – Somente presencial Negros
Negro capa de revista – uma jornada pelos novos espaços de resistência
com
BeFree Mag
BeFree Mag
Flávia Lelis é graduada em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Com quase 20 anos de carreira atuou com fotografia fine art e turismo, o que lhe possibilitou conhecer 18 países. Foi editora das revistas Fotosite e Clix, e editora online da revista Brasil Travel News. Atualmente, comanda a Agência L Contents de marketing digital, e é editora chefe da revista BeFree Mag, única publicação de lifestyle LGBTQIA+ da América Latina.
Empreendedorismo negro: como criar um negócio do zero
com
Ubuntu Labs
Ubuntu Labs
Débora Paiva é executiva de marketing de empresas multinacionais como Roche, Philips, Elsevier atuando na Europa e América Latina. Membro do Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil e mentora voluntária de jovens na Generation Brasil. Responsável por aceleradoras de carreira de talentos negros e academias de liderança feminina. Eleita pela Forbes como Black Innovators em Healthcare e como Top Voice de Gênero do LinkedIn 2023.
Fundadora do Ubuntu Labs, negócio social de impacto acelerado pelo BNDES Garagem com o propósito de alavancar a carreira e os negócios de mulheres negras.
Consultora de diversidade e inclusão na VALE, Ifood, Anglo American, Reckitt Benckiser, BNDES, SEBRAE, BRK Ambiental, Trybe, SumUp, Fundação Iochpe e Indique uma Preta.
Empreender: Ferramenta ancestral
com
Compre de uma Mãe Preta
Compre de uma Mãe Preta
Rosyane Silwa, mãe da Nzinga, Mestra em História, Jornalista, Liderança, Gestora e Produtora Cultural, CEO e Matrigestora da Compre de uma mãe preta!
Atualmente cursa o MBA em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto, É Multiplicadora B, facilitadora de grupos, pisciana, fazedora e realizadora. É produtora da Banda Ilu Oba de Mim e integrante do Naipe do Agogô. Integrante da Bitonga Travel, coletivo de viajantes negras, foi facilitadora do Afrolab e integrou por 14 anos a equipe de produção e curadoria da Feira Preta. Foi gestora de uma unidade do CEU (Centro de Educação Unificado), coordenadora regional de cultura e produziu eventos na Empresa Sistema B e do Novembro Preto, entre outros.
Pesquisa Turbantes, Capulanas, carregadores de bebês e empreendedorismo feminino.
A Compre de uma mãe Preta é uma startup de impacto social (socialtech), de e para mães pretas, pardas, afro-indígenas, indígenas, que empreendem em produtos e serviços nos mais diversos segmentos. A Compre dá visibilidade, fomenta as vendas e fortalece a rede, conectando quem vende com quem compra com propósito e sustentabilidade. A Compre é a maior e a pioneira como vitrine virtual focada em Mães Pretas. Também oferece um plano de assinatura acessível com o clube de Benefícios Odara, focado em formar, fortalecer, engajar, workshops, trazer parcerias e pensar na saúde e bem estar das empreendedoras. Como forma de gerar renda, fazemos curadorias de produtos e serviços de empreendedoras da rede e vendemos kits e brindes personalizados para empresas; escalando vendas e gerando faturamento para manutenção e cuidados de famílias.
A Compre é uma potência com mais de 2500 Mães juntas, sendo rede e se fortalecendo no caminhar.
“Acredito que somos pontes para transformar realidades” Rosyane Silwa
Empreender e maternar, dá bom!
Enkosi (Obrigada em Xhosa)
Ecossistema de inovação, empreendedorismo e maternidade
com
•Mãe de 5
•Palestrante
•ForbesBLK
•Escritora Best Seller
•Especialista em Gente e Gestão
•BPO de Estratégia para negócios, diversidade e inovação
•15 anos de carreira
Sala 4 – Somente presencial LGBTQIAPN+
Lideranças do agora: conexão, inspiração e resultado
com
Profissas
Profissas
Mineiro de BH, em São Paulo há 6 anos, homem branco, cis, gay, ‘pai de pet’ da Sophia, Victor é publicitário e jornalista de formação, além de mestre cuca aos fins de semana.
Apaixonado por compartilhar e inspirar, atua como palestrante, consultor em comunicação e D&I, além de CEO da Profissas, escola da Diversidade e habilidades humanas.
É também LinkedIn Top Voice Diversidade e idealizador da comunidade Carreira LGBT+. Acredita na educação que impulsiona pessoas e rompe padrões sociais excludentes.
Mães da Resistência, quem somos?
com
Mães da Resistência
Mães da Resistência
Coordenadora Estadual da Mães da Resistência, ativista dos Direitos Humanos, Psicoterapeuta, Especialista em Diversidade de Gênero e Sexualidade, mestranda em Psicologia da Saúde, casada com um homem trans e mãe de um adolescente trans.
Saúde da população LGBTQIA+: cuidando com afeto
com
NuMA
NuMA
Médico cirurgião do aparelho digestivo
Sócio do Núcleo de Medicina Afetiva (NuMA)
Trabalha nas redes sociais com dicas de saúde para a população LGBTQIA+ (@drvinilacerda)
Projeto Transcidadania
com
Secrª Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Cidade de São Paulo
Secrª Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Cidade de São Paulo
Leo Áquilla, é uma jornalista e política brasileira. Foi uma das mais famosas drag queens do Brasil entre as décadas de 90 e 2000. Na televisão, ficou conhecida principalmente por sua participação em programas como Noite Afora, A Fazenda 5 e A Tarde É Sua. Foi ainda candidata aos cargos de deputada estadual e federal em eleições passadas. Em 2020, Léo Áquilla deixou a televisão, para se dedicar na Política. Lutando pela diversidade na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Hoje atua como Coordenadora Municipal da Diversidade de São Paulo. Seu compromisso com a diversidade, inclusão e representatividade transcende o entretenimento e a política. Léo Áquilla é uma voz ativa e influente na luta por direitos iguais e pela valorização das diferenças. Ela continua a inspirar e a liderar, tornando o mundo um lugar mais acolhedor para todos
Sala 5 – Somente presencial 50+
Usando o ineditismo para romper preconceitos
com
Trevoo
Trevoo
Formada em Marketing e Publicidade com MBA em Marketing de Serviços, tendo exercido carreira executiva em empresas nacionais e multinacionais do setor financeiro onde atuou por 20 anos.
Investidora, fundadora e CEO da Trevoo Assessoria Familiar – primeira plataforma de busca de residenciais seniores do Brasil.
Diálogos Intergeracionais: como combater o etarismo no ambiente de trabalho
com
Maturi
Maturi
Formado em Engenharia de Software pela FIAP de São Paulo com pós-graduação em Gestão da Inovação Social pelo Amani Institute, empreendedor desde os 15 anos, passou a estudar envelhecimento e longevidade em 2013 inspirado pela história de sua avó e criou em 2015 a MaturiJobs (agora Maturi), primeira plataforma do Brasil que conecta profissionais acima de 50 anos a empresas que buscam experiência e comprometimento, e que já conta com mais de 200 mil pessoas cadastradas em todo o país e grandes empresas nacionais e multinacionais como parceiras e clientes na jornada de diversidade etária organizacional. Atualmente é professor dos cursos de pós-graduação em gerontologia dos Hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês, e da matéria de gerações do curso de Diversidade da Escola de Negócios da Aberje. Mórris é também o ponto focal para assuntos de empregabilidade e empreendedorismo do ILC-Brazil (International Longevity Center).
A Indústria da Beleza e os 50+
com
Bioseni
Bioseni
Fábio Azeredo Costa é o idealizador e criador da BIOSENI.
Anteriormente, Fábio foi consultor em desenvolvimento de negócios tendo atuado em variados projetos nos segmentos de cosméticos, e-commerce e varejo. Nessa atividade, assessorou grandes e médias empresas no Brasil na criação de linhas de produtos, operações comerciais e marketing.
Antes disso trabalhou em bancos e casas de investimento e foi responsável pelo marketing da Samsung no Brasil nas áreas de informática, telecomunicações e semicondutores.
Após a graduação, foi trainee na Itautec Informática – Grupo Itaú, sendo posteriormente responsável pelo marketing nas áreas de saúde, educação e governo.
Longevidade Expo+Forum – contribuições à população +
com
Longevidade Expo+Fórum
Longevidade Expo+Fórum
Antonio de Carvalho Junior
Diretor Executivo
Publicitário – Dirigindo eventos de negócios e educacionais há 31 anos, nacionais e internacionais.
Auditório Escritório Regional Capital Centro
Pessoa com Deficiência – ações de Estado
com
Secrª Estadual da Pessoa com deficiência
Secrª Estadual da Pessoa com deficiência
Advogado, foi presidente da OAB-SP por duas gestões, 2013 a 2015 e 2016 a 2018. É membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, da Academia Paulista de Direito e do Conselho Universitário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. É Doutor Honoris Causa do Instituto Toledo de Ensino – Centro Universitário de Bauru, Professor Honorário das Faculdades Integradas de Jaú e Professor Emérito da Universidade Santa Cecília – Unisanta. Foi Professor da FGVSP (Programa de Educação Continuada). É autor e co-autor de diversos livros e artigos jurídicos. É Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Autismo no Trabalho – o talento na neurodiversidade
com
SAP
SAP
Eliane De Mitry possui mais de 30 anos de experiência em Recursos Humanos em empresas multinacionais e nacionais: SAP Brasil, Grupo Ultra, Grupo VR, BD-Becton Dickinson.
Na SAP desde 2005, atuou como HR Business Partner apoiando os líderes da América Latina em temas estratégicos de transformação do negócio e pessoas e atualmente na função de Gerente de Relacionamento de Pessoas (People Relations Partner), que tem como principais objetivos o suporte aos líderes na gestão de performance dos seus times, ajudando-os a resolver os seus problemas e a tomarem decisões ponderadas. Dentre as várias ações de Diversidade e Inclusão que participa, lidera o programa Autism at Work na SAP Brasil e America Latina, também atua como Coaching em programa de desenvolvimento interno da SAP.
Formada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), com extensão em Administração de Empresas pela BKR-FGV, e formação em Coaching pela Erickson International.
Desafios e aprendizados de DE&I na Coca-Cola FEMSA Brasil
com
Coca Cola Femsa Brasil
Coca Cola Femsa Brasil
Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Pós-Graduada em Comunicação Empresarial e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e especializada em Diversidade nas Organizações, pela Aberje. Atuou durante 15 anos na área de comunicação corporativa com passagem por empresas dos segmentos bancário, varejo e B2B, responsável pela implementação de projetos e programas de comunicação para apoiar as estratégias de negócio.
Na Coca-Cola FEMSA há quatro anos, dedica-se à área de Diversidade, Equidade & Inclusão, focada na construção e ampliação de ações que permitam um ambiente mais diverso, inclusivo e respeitoso, oferecendo oportunidades equânimes de desenvolvimento e crescimento para todos os colaboradores.
Como criamos a beleza que move o mundo – A Diversidade da L’Oréal Groupe no Brasil
com
L’Oréal
L’Oréal
Márcia Silveira atua como Head de Diversidade, Equidade e Inclusão na L’Oréal Brasil, na gestão de uma agenda que contempla as causas étnico-racial, PCD, LGBTQIA+, gênero e gerações, transversalmente aos pilares estratégicos do negócio. Passou pelo Instituto Beleza Natural, no Brasil e nos Estados Unidos, e mais recentemente ocupou o cargo de diretora de comunicação do Sistema B Brasil, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo redefinir o sentido do sucesso empresarial. Com MBA Executivo no Coppead (UFRJ) e extensões em escolas de negócio como Instituto de Empresas, em Madrid, e Boston College, em Massachussetts, Márcia é executiva referência em beleza e diversidade, reconhecida como uma das 10 mulheres negras de destaque no Brasil em 2022, pelo site Mundo Negro, e vencedora do Troféu Mulher Imprensa 2022, do Portal Imprensa. É Conselheira do NESsT Brasil, fundo de investimento para negócios sociais, e integrante do coletivo Conselheira 101, que inclui e forma mulheres negras para cadeiras de conselho.
Escritório Regional Capital Centro
R. 24 de maio, 32 – República – SP
Sala 1 – Somente presencial Pessoas com Deficiência
Autista, eu? Como foi descobrir o autismo aos 43 anos de idade
com
@literalmente
@literalmente
Criadora de conteúdo da página “Literalmente autismo” na qual traduz as vivências, dificuldades, loucuras e descobertas de uma pessoa que só teve o diagnóstico de autismo na fase adulta.
Negócios e Responsabilidade Social
com
ASID Brasil
ASID Brasil
Amanda Lyra é Líder de Novos Negócios e Relacionamento Corporativo da ASID Brasil, especialista em Acessibilidade Digital, Artista Musical, Palestrante, Comunicadora e Consultora de Acessibilidade, diversidade e Inclusão.
Auto perfomance, superando os obstáculos e vencendo os desafios
com
Enxergando o Futuro
Enxergando o Futuro
Daniela Reis Frontera, palestrante Baixa visão, empresária, CEO Das farmácias Florallis, para atleta e vice campeã nacional do para tambor, idealizadora do projeto enxergando o futuro.
Caminho de uma empresa junto a pessoas com deficiência e orientação para tirar CNH especial
com
Auto Escola Javarotti
Auto Escola Javarotti
•Natural de São Bernardo do Campo – SP
•57 anos
•2 filhos, sendo um deles com paralisia celebral cadeirante
•Formação Superior Incompleto – Educação Física – UNIP
•Antes de ter uma empresa Javarotti, atuei em vendas, fui secretária, gerente, até que fui convidada pelo meu irmão para autoescola.
Sala 2 – Somente presencial Mulheres
O novo tamanho do Brasil
com
Associação Brasileira Plus Size
Associação Brasileira Plus Size
Marcela Liz é jornalista, gestora de inovação, empresária, fundadora e presidente da Associação Brasil Plus Size e representa o setor dos tamanhos grandes no Comitê da Cadeia Produtiva de Moda na FIESP e na ABNT. É consultora, mentora de negócios e pesquisadora de mercado plus size. Há 7 anos é porta-voz do mercado plus size, sendo fonte para mídia brasileira e internacional sobre o tema no Brasil.
Inclusão de mulheres no mercado de trabalho, através da escuta
com
Cruzando Histórias
Cruzando Histórias
Bia Diniz é especialista em gestão estratégica de pessoas e psicologia organizacional, e construiu carreira em RH no setor público.
Apaixonada por transformação social, fundou em 2017 a ONG Cruzando Histórias, com o propósito de contar as histórias por trás dos currículos, e tirar as mulheres da invisibilidade do desemprego.
Atualmente é diretora executiva na ONG, LinkedIn Top Voices Equidade de Gênero, Embaixadora L’Oréal Paris no combate ao assédio, vencedora do prêmio The Norns Changing Lives, consultora de carreira e mentora de de negócios de impacto.
Ama estar com gente, escutar histórias, tomar café, viajar e aprender coisas novas. Acima de todos os títulos, gosta de se definir simplesmente como a Bia, mãe do Rafael.
Construindo uma nova relação com a atividade física sem punição
com
Atleta de Peso
Atleta de Peso
Ellen Valias mais conhecida como Atleta de Peso nas redes sociais, sou mulher preta e gorda , tenho 42 anos, casada e mãe de 3, meio maratonista, estudante de educação física, palestrante, influenciadora, luto pelo acesso de pessoas gordas, pessoas fora desse padrão estético imposto nas atividades físicas e esportes sem serem desumanizadas e ridicularizadas, falo de saúde e bem-estar.
Sou fundadora do Rachão Basquete Feminino que nasceu em 2015 , um coletivo de mulheres que se reúnem pra jogar basquete em quadras públicas mostrando que lugar de mulher é nas quadras e onde ela quiser.
Fui comentarista dos jogos da NBA, líder da Adidas Runners SP.
Tive um coluna na uol esporte durante as olimpíadas.
Escritora do e-book, corpo gordo construindo uma nova relação com a atividade.
Moda é dignidade
com
Pop Plus
Pop Plus
Flávia Durante é comunicadora, DJ, empresária e ativista por uma moda mais democrática. Dialoga com públicos diversos, principalmente os ligados à moda plus size, música, shows, cultura pop, cultura latina, turismo musical, protagonismo gordo, gastronomia, Centro de São Paulo e universo LGBTQIA+, do qual é aliada. Desde 2012, produz em São Paulo o Pop Plus, maior feira de moda e cultura plus size do mundo, que hoje é também uma plataforma de conteúdo, curadoria e consultoria.
Formada em jornalismo pela UniSantos, foi editora do site das revistas TPM e Trip, manteve um blog com seu nome no Uol, no qual escrevia sobre moda plus size e outros assuntos que atravessam o corpo gordo.
Recebeu reconhecimento de grandes veículos de comunicação pela notoriedade do seu trabalho voltado ao público feminino, entre eles o site Think Olga (2013 e 2014) e a revista Marie Claire (2015). Em 2021, foi indicada ao prêmio MTV MIAW como Girl Boss ao lado de nomes como Anitta, Bruna Tavares, Bianca Andrade e Manu Gavassi.
Prestou consultoria de diversidade no roteiro, marcas e locações para o reality doc Beleza GG, exibido em 2018 e 2021 pelo canal E! Entertainment no Brasil e América Latina e, também em 2018, palestrou no TEDx Laçador, em Porto Alegre, falando sobre como a moda pode trazer dignidade para pessoas gordas. Foi ainda embaixadora do programa #ElaFazHistória do Facebook e professora no Curso de Consultoria de Moda Plus Size da top stylist Manu Carvalho.
Sala 3 – Somente presencial Negros
De Porta Aberta para a empregabilidade: a qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social e uso nocivo de álcool e outras drogas
com
Porta Aberta
Porta Aberta
Aprendiz, Educador Social, Coordenador Geral na Fundação Porta Aberta, Doutorando em Ciências Humanas e Sociais na UFABC, Mestre em Educação, Terapeuta Familiar e de Casal, Psicopedagogo e Pedagogo.
Diversidade: Estética periférica na moda
com
Agência Guetto
Agência Guetto
Ma Morais, 32 anos, é mãe de dois meninos, apaixonada por conexões e networking. Estudou Biomedicina , mas descobriu a comunicação e o empreendedorismo no meio do caminho , Se formou em tecnologia de eventos , Cria da comunidade da Brasilândia fundou a agência Guetto em 2014 com 23 anos afim de potencializar a periferia na moda.
Oportunidade e Protagonismo da equipe Queniana na ONG Hai Africa
com
Hai Africa
Hai Africa
Publicitária, Educadora e fundadora da ONG Hai África
“Empodedorismo” – o empreendedorismo como forma de empoderamento
com
Trabalhou como gerente de conteúdo na CNN Brasil, onde também apresentava um quadro de diversidade e inclusão no programa PopVerso e na CNN Rádio, além de comandar o quadro Vozes Pretas,inspirado no African Voices, da CNN Africa, no qual entrevistou pessoas pretas que protagonizam nas mais diversas áreas.
A jornalista é autora do livro “Mulheres solteiras não são de Marte” (ed. Universo dos Livros), baseado no blog Papo de Calcinha, do qual foi responsável e conselheira editorial da Stanford Social Innovation Review Brasil, plataforma que tem o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica e profissionais do terceiro setor, investimento social privado, movimentos sociais e o público mais amplo interessado em inovação social no Brasil, além de atuar como palestrante e mestre de cerimônia em diversos eventos pelo País.
Letícia também é uma das fundadoras, junto com a jornalista Cris Guterres, do Herdeiras de Glória Maria, um grupo que reúne cerca de 60 jornalistas pretas que atuam em diversos veículos de comunicação.
Sala 4 – Somente presencial LGBTQIAPN+
Implementação e futuro do Centro de Empreendedorismo e Formações do Museu da Diversidade Sexual
com
Museu da Diversidade Sexual
Museu da Diversidade Sexual
Licenciada em Letras (Fundação Santo André), Bacharel em Segunda Licenciatura em Pedagogia (Universidade Metodista), capacitada em Cinema em Animação (Centro Audiovisual) e especializando em Educação em Direitos Humanos (UFABC) . Atuei na educação de 2014 a 2022 em várias vertentes: educação infantil, educação não formal e educação básica. Hoje estou como Articuladora Social construindo e articulando as formações do Centro de Empreendedorismo no Museu da Diversidade Sexual
Luta Transfeminista
com
Atravessam
Atravessam
Cantora, atriz, modelo fotográfica, militante lgbtqiap+ com ênfase em luta transfeminista e por moradia para população de baixa renda, diretora da ONG ATRAVESSAM (Associação de Travestis e Transexuais de Santo André e Mauá), líder comunitária na ocupação Terra Prometida (comunidade essa que abriga 1140 famílias diversas).
Prioridade: as diferenças!
Articuladora social na casa Neon Cunha (ONG que abriga pessoas lgbtqiap+ em estado de vulnerabilidade social).
Paradas e Marchas do Orgulho LGBT+
com
Assoc da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Assoc da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Formado em Análise de Sistemas pela Universidade Mackenzie.
Proprietário da Wild Thermas Club, empresa voltada ao público LGBT+ com 24 anos de existência.
Diretor da Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.
Foi presidente da ABRAT GLS (Associação Brasileira de Turismo GLS) de 2009 à 2013.
Diversidade e Inclusão no Esporte como Ferramentas de Transformação Social
com
Angels Volley
Angels Volley
Willy Montmann, 38 anos, Gestor na Secretaria de Esportes do Município de São Paulo, produtor, roteirista, ator, autor, administrador e criador do projeto esportivo LGBTQIA+ Angels Volley que existe desde 2008, com 15 anos de história, sendo o único projeto do segmento que tem todas as siglas representadas e jogando nos lugares onde se indentificam! Único projeto com feminino inclusivo com mais de 50 mulheres trans e travestis, masculino adulto de maioria gays, master masculino com maioria gays mostrando a longevidade LGBTQIA+ com qualidade de vida! Além disso tem as esquipes de escolinha e desenvolvimento para adultos que queiram aprender o voleibol, totalizando mais de 183 pessoas praticando vôlei no Angels volley.
Sempre teve a Diversidade Presente na sua trajetória Profissional. Entre seus maiores feitos estão a autoria do roteiro da Live da Parada Solidariedade da Parada Gay de São Paulo com diversos artistas s militantes, autoria da Live da Visibilidade Trans com a Secretaria de Direitos Humanos dentro da Casa Florescer (casa de acolhimento para mulheres trans), oficina de voleibol na Casa 1 (casa de acolhimento para jovens LGBTQIA+ expulsos de casa, escritor e ator em duas peças de teatro Réquiem Cabaré e Adoração que tinham temática LGBTQIA+ na história, produtor do Debate de Conciliação Cultural da População LGBTQ+ Negra através do IBD (Instituto Brasileiro de Diversidade) em 2017 com Apoio Institucional da APAA ( Asociação Paulista dos Amigos da Arte) , Teatro Sérgio Cardoso e Governo do Estado de São Paulo.
Criador da Copa Angels Volley – A Superliga da Diversidade, que já teve duas Edições em 2018 e 2019 com apoio da prefeitura e secretaria de esportes de Santo André, The Week e Universal Music, sendo a última edição com 24 equipes participantes de todo Brasil.
Criador Responsável da parte de Diversidade LGBTQIA+ dentro da Virada Esportiva de São Paulo realizando duas edições do Corujão Angels Volley – Volei na Madrugada com mais de 500 atletas dentro do Centro Olímpico.
Criador de oficinas e campeonatos em diversas empresas privadas, mistas e públicas. Roteirista e um dos produtores da Live de 7 horas da Parada SP com diversos artistas LGBTQIA+ e assuntos importantes para a nossa Comunidade. Diretor de Esportes da Nix Diversidade onde tem como um dos feitos o mapeamento de coletivos e esportes LGBTQIA+ do Brasil! Atualmente além dos times principais do Angels Volley, criou oficinas para mulheres trans e oficinas para homens gays aprenderem a jogar voleibol em ambientes acolhedores onde possam se sentir acolhidos e sarar traumas de bullying do passado vinculado ao esporte. Hoje o Coletivo Esportivo Angels Volley conta com 210 pessoas praticando voleibol, totalizando 9 equipes entre escolinha, desenvolvimento e competitivas possibilitando vôlei para todas as pessoas em qualquer nível técnico.
Realizei palestras na Microsoft, Recketti, Abbott, Nike, diversas unidades do Sesc, várias unidades do CEU, Secretarias Municipais, Unidades Públicas de Saúde (Hospitais), OAB, Câmara do Comércio, Jack Daniels, DSV, Cinefilm, Disney Channel, Barilla, Bimbo, Abbott, Faculdade Estácio, Abraps, Shein, Shopee, Química Anastácio, entre outros lugares.
O time tem como principais parceiros a Nike, Recketti, Bimbo, The New World, Barilla, entre outras empresas pontuais. Fui um dos colaborares do primeiro mapeamento sobre a história e evolução do esporte LGBTQIA+ no Brasil realizado pela Nix Diversidade e Nike.
Sala 5 – Somente presencial 50+
Aprender é para qualquer idade
com
Mais Vívida
Mais Vívida
Viviane Palladino é CEO e cofundadora da Mais Vívida, edtech focada na inclusão digital de maduros, e membro do conselho do #Atualiza!, movimento anti etarista pioneiro no Brasil. Jornalista, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Thunderbird School of Global Management e eleita uma das profissionais de marketing e comunicação mais inovadoras do Brasil, fundou a Mais Vívida em 2019 para levar mais acessibilidade e qualidade de vida para os mais vividos através da tecnologia. Desde então, a empresa já atendeu mais de 8 mil pessoas em todo o Brasil e ganhou o Prêmio regional de Inovação Social da Fundación Mapfre, sendo a única startup brasileira do segmento sênior a viajar para Espanha para disputar a etapa mundial.
Protagonismo da renda 60+: Quanto posso ganhar? Quanto posso gastar? Como consumir?
com
Vida 60+
Vida 60+
Founder e CEO do vida60+ – um marketplace voltado para facilitar as escolhas dos maduros e de seus familiares.
Formada em Relações Internacionais.
Pós graduada em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, Especialista em Longevidade pela FGV, cursando uma Especialização em Estratégia no Insper e membro do Comitê 60+ do Grupo Mulheres do Brasil.
Idade Prospectiva: alterando toda a lógica da velhice
com
Talento Senior
Talento Senior
Juliana Ramalho é CEO da Talento Sênior – empresa de Talent as a Service, que atua na contratação de profissionais 45+ sob demanda – e sócia-fundadora do Grupo Talento Incluir – um ecossistema da diversidade e inclusão pioneiro no Brasil. Além das operações da consultoria, é responsável por inovação, tecnologia e expansão internacional.
Com 20 anos de experiência no mercado financeiro, passou por diversas áreas no banco Santander, incluindo a superintendência de área de estratégia. É formada em engenharia pela Escola Politécnica – USP, pós-graduada e MBA pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP e MBA internacional na Columbia Business School, em NYC e com Formação Executiva em Mercado da Longevidade pela FGV. Co-autora do livro Economia Prateada — Inovações e oportunidades com foco em seniores e vencedora do Primeiro lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, pelo Estado de São Paulo na categoria Pequenos Negócios (2023).
Empreendendo na Silver Economy
com
Silver Hub
Silver Hub
Executivo e empreendedor com experiência internacional (LATAM), ocupando cargos de direção em empresas dos setores de Telecomunicações, BPO, Startup e Tecnologia.
Investidor e fundador de startups.
Especialista na gestão das áreas financeira, inovação, operações e longevidade.
Auditório Escritório Regional Capital Centro
As políticas públicas de promoção da igualdade racial no estado de São Paulo: avanços e desafios na superação ao racismo
com
Secr. Estadual de Justiça e Cidadania
Secr. Estadual de Justiça e Cidadania
Robson Silva Ferreira – coordenador de Políticas para a População Negra do Estado de São Paulo- Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania
Advogado, mestrando em Direitos Humanos pela UNIFIEO, palestrante, professor e coordenador de graduação e pós-graduação da Universidade Zumbi dos Palmares, e membro da Subcomissão Especial de Heteroidentificação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Três anos de licença parental estendida e como promover a diversidade fora da empresa
com
Sanofi
Head de Diversidade e Cultura da Sanofi no Brasil
Transformar a cultura organizacional e influenciar a tomada de decisões visando contribuir para a justiça social dentro do ambiente corporativo. Esse é o propósito pessoal de Neila Mara Lopes, head de Diversidade e Cultura da Sanofi no Brasil. Foi responsável por incorporar Diversidade, Equidade e Inclusão na agenda corporativa da Sanofi e liderou os esforços que resultaram no reconhecimento da empresa como a Mais Inclusiva do Setor Farmacêutico em 2023 pelo Instituto Ethos com a revista Época Negócios em sua Pesquisa Anual de Diversidade. Com ampla experiência em cultura organizacional e gestão de mudanças, ela lidera a frente de ESG Social na Sanofi e trabalha para incentivar a adoção generalizada de uma liderança inclusiva, que garante um ambiente de segurança psicológica para todas as pessoas. Atualmente, lidera a iniciativa global Um Milhão de Diálogos no Brasil, focada na redução da lacuna de confiança no ecossistema de saúde até 2030.
Formada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero, Neila é pós-graduada em Administração de Empresas (FAAP), em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global (PUCRS) e especialista em Diversidade nas Organizações e Diversidade e Inclusão (ABERJE).
Diretor de Pessoas da Sanofi Brasil
Pedro tem 20 anos de experiência em negócios operacionais, seguidos por 15 anos em cargos de alta responsabilidade em Recursos Humanos. Ele desenvolveu sua carreira em empresas multinacionais de alto nível como C&A, Citibank, Procter & Gamble, Mondelez, Johnson & Johnson, Makro (SHV Group) e Sanofi.
Antes de iniciar a carreira em Recursos Humanos, Pedro ocupou diversas posições nas áreas de Vendas, Desenvolvimento de Negócios para Clientes e Trade Marketing. Esse histórico proporciona ao executivo uma orientação forte para os negócios. Ele aplica sua experiência em negócios para desenvolver estratégias de RH que apoiem o crescimento e a transformação organizacional.
Pedro tem vasta experiência no modelo de Business Partnering em RH, com conhecimento geral de todos os subsistemas da área. Ele também tem experiência atuando junto a CEOs e equipes executivas sênior para criar e executar estratégias organizacionais e de gestão pessoas. O executivo tem um histórico de atuação diversificado em áreas como desenvolvimento de liderança, gestão de talentos, eficácia de equipe, design organizacional, DE&I, mudança de cultura e engajamento de funcionários.
Pedro é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ele viveu e trabalhou no Brasil, México e Porto Rico, acumulando intenso contato com outras experiências internacionais em negócios.
A importância do empreendedorismo LGBTI+
com
Todxs
Todxs
Bixa Trans Não-Binária. Ator, modelo, ativista, produtora, bailarino, coreógrafa. artista circense, comunicadora e educador, formado pelo Técnico em Artes Cênicas do Teatro Escola Macunaíma, fez diversos cursos e oficinas. É palestrante sobre diversidade e inclusão, artista-educador corporal e de dança, redator do Periferia em Movimento, Colunista do Mídia Ninja e já foi entrevistador em pesquisas sobre HIV/AIDS relacionados a USP.
É fundadora do Coletivo Artístico Queer, criadora de conteúdo para o Instagram @BixaNaRua e LinkedIn e também especialista em comunicação na TODXS.
Podcast Existo e a voz dos invisibilizados
com
Podcast Existo
Podcast Existo
Jornalista, MBA em Economia, repórter e apresentador da TV Globo durante 23 anos (sendo quatro como correspondente nos EUA), criador, repórter e roteirista do podcast Existo, aliado.
Apoio
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O que são os ODS?
Estes são os objetivos para os quais o Sebrae e o 2º Forum de Diversidade, Empreendedorismo e Negócios estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.
FICOU COM DÚVIDAS?
FALE COM A GENTE
Realização