Minha história como empreendedor começou na infância, já que meus pais tinham um comércio local e eu os ajudava ali e depois nas feiras que minha família fazia para vender os artesanatos que minha mãe produzia.
Em seguida nos mudamos para Botucatu, onde minha irmã abriu uma escola de informática e ali novamente, ainda que muito novo, aos 16 anos, a ajudei e deu certo. Essa escola virou uma rede que hoje é a mais premiada rede de cursos profissionalizantes do Brasil.
Na sequência, aos 24 anos, eu e minha sócia começamos um empreendimento para fazer listas telefônicas mais inteligentes. Começamos no meu quarto, em uma tábua de passar roupa, e lutamos bastante, tendo completado agora 17 anos de história a nossa empresa, chamada Solutudo, que é, hoje, o maior guia de empresas do Brasil, atendendo a 7 milhões de brasileiros todos os meses e ajudando quase 20 milhões de empresas a serem encontradas. Apesar de o trabalho e o tempo terem levado meus cabelos, o sonho parece que continua jovem e com muito por vir.
O Sebrae me ajudou em todas as etapas do meu negócio, a começar pelo Empretec, que me capacitou para que eu pudesse empreender de maneira mais preparada: fiz o curso com 25 anos de idade, um ano depois de começar minha empresa.
Tive a chance de passar por consultorias e programas diversos do Sebrae. É difícil imaginar quem seria eu empreendendo sem o apoio que recebi em diversos momentos.
Além, é claro, de aumentar o networking com outros empresários que visitamos e também com o grupo que me acompanhou.